Header Ads Widget

header ads

Conheça a história do Tenente Manoel Cirilo, importante personagem histórico de Ouro Branco-RN

O estudioso e historiador ouro-branquense José Fabrício de Lucena trouxe um importante registro de nossa história. Uma fotografia rara do tenente Manoel Cirilo, importante personagem histórico de Ouro Branco-RN.
A seguir, o texto publicado em suas redes sociais, cujas informações contém em um de seus livros. Confira:
TENENTE MANOEL CIRILO DA SILVA 
A foto abaixo do Tenente Manoel Cirilo da Silva é uma verdadeira relíquia que eu consegui através de Roland Cirilo da Silva , bisneto de Manoel Cirilo da Silva. 
Tenente Manoel Cirilo da Silva nasceu em 1865 no sítio Poção. Era filho de Cirilo de Souza Silva e Ana Maria de Albuquerque. Ele teve um papel muito importante após a instalação da feira no Povoado do Espírito Santo em 16 de julho de 1905. Essa importância ocorreu devido aos vários embates que ocorreram entre Manoel Cirilo e sua tropa com jagunços que viam de algumas fazendas bagunçar a feira do povoado do Espírito Santo. A feira no domingo só teve continuidade devido a bravura de Manoel Cirilo e seus homens que expulsavam os jagunços  do povoado.
É bom informar que Manoel Cirilo entrou como soldado da Polícia sendo posteriormente nomeado subdelegado do Povoado do Espírito Santo. Como subdelegado ele foi formando uma tropa de homens corajosos composta por seu primo João Bode, o seu sobrinho  Cícero Soldado, Chico Elizeu, Zé Cariri e João da Casinha. Balá e Dedé Cirilo, filhos do Tenente  Manoel Cirilo, também foram soldados.
Por volta de 1920 Manoel Cirilo vendeu sua propriedade no Poção e comprou uma fazenda na região próximo a Piancó (PB). Então ele vai embora com seus familiares e agregados morar naquela região onde deixou uma grande descendência. 
Fonte: José Fabrício de Lucena (livro "Ouro Branco:  De 1722 a 1954".)

Postar um comentário

0 Comentários